PSICOLOGIA CLÍNICA

O PAPEL DO PSICÓLOGO CLÍNICO  

A Psicologia Clínica consiste em uma das possíveis áreas de atuação do Psicólogo e destina-se a investigar e intervir no âmbito da saúde mental. O profissional possui a especificidade de aperfeiçoar aspectos interpessoais e intrapessoais, além dos aspectos relacionados à história de vida do paciente.

O Psicólogo adota, essencialmente, uma postura de suporte e contenção, objetivando criar, em conjunto com o indivíduo, estratégias de intervenção psicológica para diminuir, aliviar e extinguir o sofrimento da pessoa, de modo a restabelecer o bem-estar, o equilíbrio emocional e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.


Psicoterapia Infantil

Baixo rendimento escolar, atraso no desenvolvimento, comportamento agressivo, timidez, dificuldades de fazer amigos e se relacionar com familiares, hiperatividade e falta de limites destacam-se como as principais razões pelas quais as crianças necessitam de ajuda profissional.

Através da Psicoterapia é possível elevar a auto-estima da criança, fazendo com que esta supere seus problemas e se sinta bem em todas as áreas de sua vida, garantindo um desenvolvimento saudável.


Psicoterapia para Adolescentes 

As mudanças e as insatisfações com o corpo, a relação com os pais, as novas amizades e as incertezas em relação ao futuro profissional são conflitantes para a maioria dos jovens. O atendimento psicológico, então, auxilia o adolescente a lidar melhor com as novas descobertas e as inevitáveis transformações.


Psicoterapia de Adultos 

Ansiedades, perdas, dificuldades de relacionamento, insatisfação conjugal, desânimo, incertezas em relação ao futuro, comportamentos compulsivos, etc. São situações que provocam sofrimento, muitas vezes, silencioso.

Entretanto, é possível amenizar e extinguir o sofrimento psicológico com ajuda profissional, desenvolvendo novas estratégias e formas de pensar, para superar e lidar com situações estressantes.



" Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. É também uma notável dádiva, pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar…”


Walmir Monteiro