Estabeleça um horário, organize o ambiente e capriche no carinho.
A Shantala, para fazer parte da rotina do bebê, deve ser praticada diariamente: a criança deve ser massageada sem roupa, sob as pernas da mãe, em um ambiente aquecido, com temperatura agradável, principalmente no inverno.
Vale reservar um tempo só para esta massagem, de modo que a mãe/pai não seja interrompida(o) e possa seguir o passo-a-passo da técnica até o fim. Só a interrompa para atender às necessidades do bebê – um xixi, por exemplo - caso seja necessário, numa pausa rápida. Se a pausa for mais demorada é aconselhável recomeçar a massagem.
O horário para aplicar a Shantala fica à critério da mãe, entretanto, é importante ficar atento às respostas do bebê. Não é aconselhável massegeá-lo se ele estiver com sono, com fome ou chorando muito. Também é desaconselhável começar uma sessão logo depois da mamada. É importante esperar pelo menos uma hora para evitar que o pequeno regurgite.
O toque é firme, de modo que a mãe sinta a musculatura do bebê, mas a intensidade precisa ser confortável para os dois. O óleo vegetal puro – prefira os de farmácias de manipulação – ajuda a esquentar as mãos e facilita o deslizamento pelo corpo da criança.
Para as crianças que têm refluxo, é sempre bom colocar uma almofada sobre as pernas da mãe para que a cabecinha não fique tão baixa. Além disso, pode se proteger com uma fralda – afinal, quando o bebê relaxa, o intestino tende a funcionar.
Vale lembrar que o estado emocional de quem aplica a masagem influencia o bem-estar do pequenino. Por isso, em dias tensos, a sugestão é que, antes de pôr as mãos à obra, a mãe tome um banho relaxante, respire fundo e fique em silêncio. Caso nao se sinta pronta, deixe para outro dia. Afinal, é melhor deixar de massagear seu pimpolho por um dia do que passar tensões e energias negativas para o pequeno.
E se o bebê estiver gripado, com febre ou outro sintoma, a prática deve ficar suspensa. Caso ele durma, deixe a massagem para outro momento também. E, especialmente no verão, se a pele dele estiver sensível ou com brotoejas, evite a massagem e o uso de óleo.
Rafaella Pelisser
Nenhum comentário:
Postar um comentário