20 de set. de 2017

O que o seu bebê já pode fazer?

Cada fase de desenvolvimento gera uma verdadeira revolução sensorial no corpo; saiba como identificar e estimular as novas habilidades do pequeno de acordo com a idade.


Recém-nascido


Pequeno e indefeso, o bebê já sabe pedir comida e avisar quando tem sono ou quer carinho.
Habilidades: ele adora ouvir a voz dos pais e isso o tranquiliza. Converse enquanto dá de mamar ou troca as fraldas. Bebês nessa fase também enxergam objetos a apenas 30 centímetros dos olhinhos, então, fique com o rosto próximo do dele.
Bom saber: é um dos momentos mais importantes para o fortalecimento entre pais e filho.


Três semanas

É a fase mais desgastante para os pais, pois eles têm de se adaptar à rotina do bebê – que ainda está se adaptando ao mundo fora do útero.
Habilidades: o bebê já fica acordado por mais tempo e tenta se comunicar, sorrindo e balbuciando. Ele também já tem mais controle sobre sua cabeça e a parte superior do corpo, embora ainda precise de apoio. As mãos passam a ser um objeto de curiosidade.
Bom saber: converse com ele para estimular a fala.


Dois meses


Agora, o bebê já interage mais com o mundo a sua volta, festejando a presença dos pais. Todo dia é uma nova descoberta.
Habilidades: hábitos de sono e alimentação já estão estabelecidos. A cor dos olhos começa a se definir e o bebê observa tudo com muito interesse. Ele também vai balbuciar e sorrir mais e sustentar o corpinho melhor.
Bom saber: começa a fase da exploração do mundo com as mãos. Portanto, cuidado com o que deixa pela casa!


Quatro meses


A idade da brincadeira! O bebê agora sorri bastante e aprende tudo com rapidez.
Habilidades: espertinho, ele chora ou derruba coisas para chamar atenção. Já sustenta a cabeça e começa a fazer experiências para aprender mais, como bater objetos sobre alguma superfície ou jogar algo no chão. Embora comece a babar bastante, a primeira dentição ainda não está chegando.
Bom saber: nesse período, o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo do bebê acontece rapidamente.


Seis meses


Começa a fase oral, quando a criança explora tudo com a boca. Ele também já passa os brinquedos de uma mãozinha para a outra, algo novo e divertido.
Habilidades: além dos sorrisos e gritinhos, a criança vai começar a testar os pais jogando os brinquedos no chão e fazendo barulho para chamar a atenção. Ele já dorme sozinho e começa a falar as primeiras sílabas. Os dentinhos também começam a nascer.
Bom saber: com maior controle do corpo, o rebento vai se deslocar pela casa, o que requer medidas extras de segurança.


Nove meses


Totalmente ativo, o bebê já explora o mundo e experimenta tudo. A personalidade fica mais evidente e ele lembra de objetos que não estão a sua frente.
Habilidades: senta sem apoio, engatinha ou se desloca pela casa, descobrindo novos objetos e brincadeiras. Quer a mãe por perto a todo instante e passa a estranhar as pessoas. A linguagem melhora e ele passa a balbuciar “mama” ou “papa”, além de já reconhecer o próprio nome.
Bom saber: nessa fase, é comum os bebês colocarem o dedinho em tomadas, botões e interruptores.



Fonte: http://meubebe.br.msn.com/abaixodeumano/artigos/31284483. Acesso em: <02 .12.2016="">.

Nenhum comentário:

Postar um comentário