17 de jan. de 2018

Escola: uma decisão importante

Decidida a matricular seu filho na escola? Então, mãos à obra! O futuro começa agora e já é hora de decidir onde ele vai estudar. A questão é da maior importância e passa por uma série de aspectos, que a Revista CRESCER pesquisou cuidadosamente e lhe trouxe para facilitar a sua vida nessa difícil escolha.

A seleção deve começar pela linha pedagógica: você vai priorizar uma formação humanista em que se preza a criação de um ser crítico ou optar por uma linha mais pragmática, em que o foco é o conteúdo voltado para o vestibular e o êxito profissional? Para conhecer cada uma das linhas existentes, questione nas escolas que visitar todas as suas curiosidades a respeito.

A seguir, verifique se o corpo docente é composto por profissionais especializados. A partir daí, procure conhecer alguns aspectos que são fundamentais para que seu filho comece da melhor forma possível uma relação que pode durar a vida toda:

– As portas têm de estar abertas aos pais: você tem o direito de falar com a diretora, a coordenadora, a professora e quem mais lhe interessar.
– O projeto pedagógico tem de ser claro: eles são os princípios que vão nortear todas as práticas na escola.
– Os professores têm de ser estimulados a ter uma formação contínua.
– O discurso da instituição não pode ser vazio, como “a escola prioriza a autonomia”.
– A brincadeira tem de ser dirigida. O espaço deve garantir a autonomia da criança na sala.
– O método de aprendizado tem de ser do seu gosto: lição de casa, materiais utilizados, trabalhos por temas, incentivo à leitura etc.
– Como são trabalhados os direitos e os deveres? E os limites?
– O espaço físico tem de ser iluminado, gostoso. Não pode ser apenas um quintal adaptado.
– O lanche oferecido por eles deve ser saudável, bem cuidado. Convém checar as instalações da cantina.
– A rotina escolar deve propor horários para se fazerem as coisas e demonstrar organização e bom aproveitamento do tempo.
– Os valores da escola têm de combinar com os seus.


Fonte: Boletim CRESCER Online. Acesso em: <14.02.2012>

Nenhum comentário:

Postar um comentário