Os brinquedos educativos pressupõem a presença e interação de um adulto com a criança, o que facilita o processo de aprendizagem e estimulação e um maior vínculo pai/mãe-bebê .
Todos os pais desejam que seus filhos alcancem todo seu potencial e é possível auxiliar neste processo fornecendo aos pequenos (e aos grandes também!!) brinquedos e jogos educativos que os estimulem. A tarefa mais importante de uma criança é a de aprender sobre o mundo brincando, de uma forma lúdica e divertida. Os brinquedos com os quais ela brinca tanto podem entretê-lo sem pensar ou ensiná-lo sobre como e por que as coisas funcionam de certa maneira.
Os brinquedos cotidianos, por exemplo, podem ser fascinantes e educativos para uma criança. Um conjunto de xícaras e uma pia, podem ensinar sobre quantidades, proporções (maior e menor), adição, subtração e também ser um estímulo para aprimorar as habilidades motoras. Já panelas de metal e colheres podem criar uma aula de música e uma lição de sons, ritmos e consciência musical e corporal. Quase tudo (muito cuidado com a segurança do seu filho) pode ser transformado em brinquedo educativo, depende só da criatividade e disposição dos pais.
Outro ponto relevante é avaliar a personalidade da criança na hora da compra: antes de fazer um investimento leve em conta o comportamento dos pequenos, pois se não a chance de se frustrar será grande. Um jogo de tabuleiro pode ser uma excelente ferramenta de aprendizagem e estímulo, entretanto se seu filho prefere correr e pular, vale a pena investir em brinquedos e brincadeiras ao ar livre e que usem o corpo de uma maneira mais ampla. Ou tente um brinquedo mais ativo, como blocos de montar, por exemplo.

Jogos de computador também estão liberados, mas com moderação. As crianças não devem passar mais que duas horas diárias em frente à tela (isso inclui desenhos e vídeo-game).
Estimule a linguagem de forma divertida também. Existem no mercado diversas opções de brinquedos e jogos que desenvolvem a ampliação do vocabulário brincando. Seu filho, com certeza, vai adorar, mesmo que ainda balbucie poucos palavras.
O quebra-cabeça é outra excelente opção, desenvolve as habilidades de resolução de problemas, reconhecimento de padrões, a coordenação motora e também proporciona uma ótima maneira de passar momentos juntos em família.
Já as brincadeiras livres e o faz-de-conta são fundamentais para as crianças se descobrirem, se identificarem, se conhecerem e se reconhecerem como indivíduos, inseridos numa sociedade. Ensinam as crianças sobre os papéis que desempenhamos, no presente e no futuro.

O assunto `brinquedos educativos` é inesgotável, mas fica a dica: se o brinquedo não for divertido, não vai ser interessante para seu filho. Incentive-o sempre a procurar, a pesquisar, a inventar/criar, a questionar e a brincar!!! E muito!! Para isso, escolha brinquedos duráveis, seguros (com certificação do IMMETRO) e apropriados para a idade dos pimpolhos e você se surpreenderá com os ganhos obtidos.
Rafaella Pelisser
Psicóloga
CRP 07/16972
CRP 07/16972
Nenhum comentário:
Postar um comentário