Os brinquedos são considerados
importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças. Através do
brincar, podem-se desenvolver elementos fundamentais na formação da
personalidade como aprendizado, experimentação de situações, organização de suas
emoções, estimulação do sentido de coletividade, processamento de informações,
construção de autonomia de ação, entre outros. Através de uma situação
imaginária, a criança pode desenvolver sua criatividade e satisfazer suas
necessidades. Além disso, é a melhor forma de se estimular todos os principais
sentidos da criança, tais como: visão, audição, memorização, raciocínio e
equilíbrio.
Nada como unir o útil ao agradável, e os
brinquedos educativos fazem exatamente isso: divertem as
crianças ao mesmo tempo em que educam. E o melhor, em geral, eles são mais
simples e baratos que os brinquedos da moda, bastante utilizados no dia-a-dia, e
estimulam o raciocínio da criança, sempre propondo
desafios.
Desde bebês até 4 anos, as crianças buscam nas
brincadeiras educativas uma forma de conhecer o mundo a sua
volta, assimilar nomes, números, cores e formatos de modo que não pareça uma
imposição de aprendizado. Os brinquedos de montar, por exemplo, aumentam o senso
de direção, espaço, formatos, cores e de que, cada peça tem um lugar especifico,
ou seja, trazendo isso para a vida é como explicar à criança que ela tem que
respeitar “o espaço” de outras pessoas, não as provocando ou deixando-as
“deslocadas”, melhorando assim seu comportamento.
Entre os 2 e os 6 anos, os jogos de construção
e manipulação de objetos como puzzles, legos, plasticina e similares são os mais
indicados, considerando até que uma casa de bonecas ou uma pista de carros
pressupõe uma montagem. Estes jogos favorecem a atenção e a coordenação
necessárias a futuras aprendizagens. A partir dos 6 anos, tendo em conta o fato
de a criança se encontrar em idade escolar, devem ser oferecidos jogos de
sequências, de ordenação e de categorização, como jogos de tabuleiro que abordam
diferentes temáticas. Nesta idade não devem ser esquecidos os
jogos de faz-de-conta como os fantoches, bonecas e miniaturas
que estimulam a imitação dos pais.
A variedade de tipos de brinquedos educativos é
enorme. Existem cubos, blocos coloridos, jogos de estratégia, marionetes,
caleidoscópios, casinhas com materiais básicos, jogos para colorir, trapinhos em
feltro, jogos para estimular a memória, jogos de raciocínio e brinquedos
didáticos. As brincadeiras proporcionam diversão enquanto estimulam o
aprendizado e o desenvolvimento da criança. As peças geralmente são coloridas, o
que chama a atenção dos pequenos. Depois de uma certa faixa etária, surgem os
jogos de tabuada, os jogos para aprender as vogais, o alfabeto e assim por
diante. Importante que você analise a faixa indicativa de cada brinquedo e leia
a descrição sobre quais estímulos cada um apresenta.
Os quebra-cabeças são
importantes e contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança, por ser
um brinquedo organizado que requer desempenho. É um jogo de desafio que promove
a motivação e facilita escolhas e decisões dos pequenos. Desenvolvem também a
criatividade, pois exige que a fantasia entre em jogo. Os problemas e
dificuldades que ocorrem montando o quebra-cabeça fazem a criança crescer
através da procura por soluções ou alternativas. Ao mesmo tempo, isso favorece a
concentração, a atenção e a imaginação infantil. A consequência dessa
brincadeira é uma criança mais calma e mais relaxada.
As brincadeiras educativas
podem ser feitas em diferentes ambientes, na escola, em casa ou em parques, por
exemplo. Uma boa dica é curtir com a família, pois além de divertir e educar a
criança, une a família em uma brincadeira prazerosa. Além de serem mais baratos
que os eletrônicos, preferência das crianças de hoje em dia, os brinquedos
educativos são mais artesanais e comprovadamente estimulam mais a criatividade,
ao contrário dos brinquedos modernos, que fazem tudo sozinhos.
Fonte: http://www.portalabsoluta.com/educacao-kids/item/884-brinquedos-crian%C3%A7as-educativos.html.
Acesso em: <28.03.2012>.
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