15 de ago. de 2015

Memória de elefante

Por volta dos 5 anos as crianças começam a expressar lembranças de quando tinham 2 ou 3 e perguntam sobre situações vividas, por exemplo, num aniversário ocorrido há dois anos e até sobre uma visita que aconteceu na casa da vovó há três. Desde que nascem os bebês exercitam a memória ainda como uma estrutura em desenvolvimento. Como eles têm uma limitação de linguagem nessa fase, respondem aos estímulos de outra maneira. É utilizando a memória que o bebê reconhece a voz dos pais, pede para brincar com um brinquedo específico e pára de chorar quando alguém querido o pega no colo. Se a criança tem experiências ruins, ela assimila esse desprazer, que ficará guardado em algum canto da sua memória e lá na frente poderá influenciar na formação da sua personalidade. 

De 1 ano e meio a 3 anos, a capacidade de memorizar cresce. E, por volta dos 4, regiões cerebrais responsáveis pela memória amadurecem. 

Começam a existir lembranças. 

Algumas curiosidades sobre a memória das crianças: 

– O cérebro só vai armazenar estímulos importantes para a criança. 

– Conforme a capacidade intelectual aumenta, a memória tende a melhorar. 

– Cheiros chamam lembranças. O olfato é o sentido mais próximo do hipocampo, uma das estruturas cerebrais que participam da fixação da memória de longa duração. 

– A boa memória pode ser herança genética. No entanto, ela se modifica de acordo com os estímulos que a criança recebe.


Fonte: Boletim Online Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário