13 de jul. de 2016

Brinquedo de menina x Brinquedo de menino

Brincadeiras que envolvem bonecos e bonecas são utilizadas frenquentemente pelas crianças e este interesse tende a aumentar por volta dos 5 anos de idade, por que fantasias entre o bem e o mal - assim como o conceito de certo e errado - estão latentes nesta faixa etária. Este comportamento, de acordo com a Psicanálise, está relacionada ao Complexo de Édipo, no qual fantasias de poder e força estão bastante afloradas.

Dessa forma, brincadeiras e brinquedos não devem ser classificados por gênero (de menino ou de menina), pois esta categorização é cultural e, muitas vezes, preconceituosa.

A escolha de brinquedos, brincadeiras ou determinadas cores não interferem na escolha/orientação sexual do individuo, o que faz com que todos os brinquedos sejam `utilizáveis` tanto por meninas quanto por meninas.

Por que não oferecer a sua filha um carrinho? Ou oferecer ao seu filho uma boneca? Se estes brinquedos interessam aos pequenos não há por que negar. Você terá uma ótima oportunidade de mostrar ao seu filho que brincar é um ato livre de preconceitos e esta atitude só depende de você.



Rafaella Pelisser
Psicóloga
CRP 07/16972

Nenhum comentário:

Postar um comentário