6 de abr. de 2021

A ROTINA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Estamos vivendo uma pandemia, com necessidade de isolamento social! Entendemos o quanto precisamos nos adaptar e nos organizar para este momento se tornar o mais saudável possível. Frente a esta demanda seguem sugestões para lidarmos com este momento tão delicado:

- Organizem a rotina diária: muitas famílias estão trabalhando em home office e precisando dar conta das demanda do lar e das crianças. Sabemos o quanto a rotina é importante para os pequenos e entendermos que, neste momento, ela pode ser fundamental para a saúde mental de todos. A rotina auxilia na redução da ansiedade, uma vez que a imprevisibilidade se torna menos presente. Para construir uma rotina reúna as pessoas da casa, com a criança junto, e organizem uma rotina funcional para sua família. Estabeleça e delimite horários para atividades (tanto as suas, como as da criança) e cumpra-os, dentro do possível. Aproveite o final de semana e faça desta construção um momento divertido!

- Separe um tempo para seu filho: que as criança necessitam (e pedem) atenção já sabemos. Mas você já parou para pensar que seu filho pode estar mais agitado ou irritadiço por estar ansioso com toda está instabilidade que “está no ar"? Dentro da rotina, organize um tempo para estar com seu filho e fazer as atividades enviadas pela escola (faça isso como prioridade - é importante manter este vínculo escolar). Dedique algumas horas do seu dia para estar disponível para seu filho: sem celular, sem trabalho. É comum as crianças chamarem constantemente seus pais, pedindo atenção, pelo fato de que esses não lhes dedicam um tempo de qualidade. Tenho certeza que, dentre as 24h do dia, é totalmente possível disponibilizar 1 hora, pelo menos, para oferecer atenção e amor ao seu pequeno.

- Faça combinados com a criança: apesar de pequenas, as crianças têm capacidade de atendimento muito maior do que imaginamos, por isso, ao estabelecer a rotina diária, combine com seu filho em que momentos você vai poder estar disponível para ele e cumpra-os.

- Conte histórias: os contos funcionam como um ótimo recurso terapêutico, auxiliando os pequenos a expressarem seus sentimentos através das personagens. Aproveite este momento para curtir com seu filho, contando alguma história que vocês gostem e o possibilite a falar sobre os sentimentos “dos personagens”. Ouça e acolha! Será uma experiência incrível!

Espero que estas sugestões possam tornar este momento tão delicado em um período menos ansiogênico. 

É importante nos organizarmos, externa e internamente, e o estabelecimento de uma rotina auxiliará e muito nesta tarefa!

Caso tenha dificuldade nessa organização ou sinta que ansiedade está mais intensa que o normal, procure ajuda especializada.


Por Rafaella Pelisser
Psicóloga
CRP 07/16972
(51) 9 9882.8988

Nenhum comentário:

Postar um comentário